Orcas (também conhecidas como baleias assassinas) são mamíferos marinhos. Elas pertencem à subordem das baleias com dentes (conhecidas como odontocetos), mas também são o maior membro da família dos golfinhos.
As orcas são incrivelmente populares, pois são as mais amplamente distribuídas de todas as baleias e golfinhos, encontradas em todos os oceanos. Elas são identificadas com sua coloração preto e branco, mas na verdade, dependendo de onde vivem, têm aparência, comportamento, formas de comunicação e dieta muito diferentes! Descubra alguns fatos surpreendentes sobre as orcas e suas vidas incríveis.

- As orcas são o maior membro da família dos golfinhos.
- Uma orca macho pode ter quase dez metros de comprimento e pesar 10 toneladas.
- As orcas são altamente inteligentes e capazes de coordenar táticas de caça.
- Acredita-se que as orcas fêmeas vivam até os 80 anos de idade ou mais.
- A barbatana dorsal de uma orca macho tem até dois metros de altura.
- As orcas são nadadoras extremamente rápidas e foram registradas em velocidades de até 54 km/h.
- Um grupo de orca selvagem pode percorrer mais de 160 quilômetros por dia, forrageando e socializando.
- Elas receberam o nome de “baleia assassina” por antigos marinheiros que as viram atacando grandes baleias.
- As orcas ainda são caçadas em alguns países, como a Groenlândia.
- Diferentes tipos de orcas são chamados de “ecótipos”. Elas caçam presas específicas e vivem em diferentes partes do mundo.
- Por que as orcas são chamadas de ‘baleias assassinas’ quando são golfinhos?
Golfinhos e baleias estão intimamente relacionados. As orcas receberam o nome de ‘baleia assassina’ por observações de antigos marinheiros de grupos de orcas caçando e atacando espécies de baleias maiores. Eles chamavam as orcas de asesina ballenas, ou ‘assassinas de baleias’ – um termo que acabou sendo trocado para ‘baleia assassina’. Seu nome latino, Orcinus orca, também reflete essa observação de orcas se alimentando de grandes baleias. Orcinus se traduz em ‘do reino dos mortos’, e orca se refere a uma espécie de baleia. Sabemos que as orcas são os maiores predadores, sim, mas não os cruéis ‘assassinos de baleias’ que os antigos marinheiros pensavam que fossem. Se você pudesse dar outro nome às orcas, como você as chamaria?
O que as orcas comem?
Olhando para todas as populações, as orcas são comedoras generalistas, consumindo peixes, focas e leões marinhos, golfinhos e botos, tubarões e raias, grandes baleias, cefalópodes (polvos e lulas), aves marinhas e muito mais. No entanto, algumas orcas se especializam em presas específicas, e acontece que as orcas são comedoras exigentes! Depois de aprenderem o que sua família come, provavelmente não mudarão de dieta.
Como as orcas dormem?
As orcas dormem de uma maneira muito diferente dos humanos. Temos um reflexo respiratório e quando dormimos ou ficamos inconscientes, continuamos a respirar automaticamente. As orcas não conseguem dormir assim, elas têm que permanecer conscientes, mesmo quando estão dormindo! Isso ocorre porque sua respiração não é automática – eles precisam decidir ativamente quando respirar e, portanto, devem estar conscientes mesmo durante o sono. Se, como nós, as orcas entrassem em um sono inconsciente profundo, parariam de respirar e sufocariam ou se afogariam.

Para contornar isso, as orcas permitem que apenas metade de seus cérebros durma por vez; a outra metade mantém-se alerta permitindo-lhes continuar a respirar enquanto procura perigos no ambiente. Fecham apenas um olho quando dormem; o olho esquerdo estará fechado quando a metade direita do cérebro estiver dormindo e vice-versa. Esse tipo de sono é conhecido como sono unihemisférico, pois apenas um hemisfério cerebral dorme por vez. As orcas alternam periodicamente o lado que está dormindo para que possam descansar o que precisam sem nunca perder a consciência. Ao dormir, as orcas nadam muito lenta e firmemente, perto da superfície.
Como as orcas se comunicam?
Nas populações de orca, o conhecimento é transmitido aos indivíduos mais jovens pelos mais velhos – o que comer e onde encontrá-lo, como pegá-lo, quem evitar etc. Vocalizações e chamados são exclusivos de grupos familiares com “sotaque” distinto para cada população.
Que ameaças as orcas enfrentam?
Orcas em todo o mundo enfrentam uma série de ameaças. Eles ficam presas acidentalmente em redes e equipamentos de pesca, enfrentam problemas com lixo tóxico e poluição no mar. O aumento do tráfego de barcos pode resultar em colisões com orcas e aumento da poluição sonora subaquática.

Em algumas regiões – Groenlândia, Japão, Indonésia e algumas ilhas do Caribe – elas ainda são vítimas da caça às baleias . Historicamente, as populações no noroeste do Pacífico e no Atlântico Norte foram alvo de capturas ao vivo para serem vendidas a oceanários como o SeaWorld. Os residentes do sul foram amplamente visados e ainda lutam para se recuperar – eles nunca chegaram perto de recuperar seus números populacionais anteriores à captura. Orcas nas águas do Pacífico ao largo da Rússia ainda são capturadas e vendidas em cativeiro.