• Autor do post:
  • Categoria do post:Fungi

Champignon, chanterelles, shiitake ou girolles. Crus ou cozidos: os cogumelos são usados há milhares de anos pela medicina ancestral asiática, e suas propriedades foram recentemente confirmadas pela ciência ocidental, cada vez mais interessada neles. São baixos em carboidratos e calorias, mas são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, minerais, fibras e até proteínas. Descubra as razões que tornam o consumo de cogumelos interessante, como escolhê-los e como integrá-los à sua rotina diária para obter o máximo de benefícios!

Suas principais ações terapêuticas

Aumentam a função imunológica

Os cogumelos contêm substâncias complexas com propriedades antimicrobianas, antivirais, antitumorais, antialérgicas, imunomoduladoras e anti-inflamatórias. E altos níveis de inflamação por longo prazo demonstrou contribuir para o surgimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Os cogumelos também têm a capacidade natural de combater bactérias e vírus, sendo por isso muito bons aliados do nosso metabolismo.
Na verdade, eles precisam de poderosos compostos antibacterianos e antifúngicos para sobreviver em seu próprio ambiente natural, e são esses mesmos compostos que nos protegem contra certas bactérias e outros microrganismos responsáveis por uma infinidade de problemas de saúde.
Algumas substâncias encontradas em antibióticos comuns – incluindo penicilina, estreptomicina e tetraciclina – são derivadas de extratos de cogumelos.

Protegem o sistema cardiovascular

Cogumelos contém compostos esteróis que interferem na produção de colesterol “ruim” (LDL) no fígado e ao mesmo tempo, aumentam os níveis de colesterol “bom” (HDL). Também contêm fitonutrientes poderosos que impedem que as células de gordura se fixem nas paredes dos vasos sanguíneos e os obstruam, ajudando a melhorar a circulação e a manter a pressão sanguínea normal.
Poderoso aliado contra o stress e a depressão
Certos tipos de cogumelos são considerados adaptógenos. Isso significa que eles desempenham um papel importante ao ajudar o corpo a lidar com situações estressantes e exigentes e na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
São também a única planta capaz de produzir vitamina D, que desempenha um papel importante no bom funcionamento do sistema imunológico, na densidade óssea e sobretudo na melhoria do humor e na redução dos sintomas de stress e depressão.
Na verdade, eles contêm uma “pró-vitamina”, chamada ergosterol, que é convertida em vitamina D quando exposta aos raios ultravioleta (UV) do sol, da mesma forma que a pele sintetiza a vitamina em resposta à exposição solar.

Melhoram os níveis de energia

Os cogumelos são uma excelente fonte de vitaminas B, que otimizam a função adrenal, o que nos ajuda a lidar com o stress e a converter os nutrientes dos alimentos em energia. As vitaminas B também contribuem com a função dos neurotransmissores, e é por isso que melhoram a memória, a atenção e a concentração.

Quais variedades podemos usufruir?

O Reishi ou cogumelo do imperador, é mundialmente conhecido por suas propriedades anticancerígenas e antitumorais. Hoje, amplamente utilizado em adição aos tratamentos oncológicos tradicionais, diminuindo seus efeitos colaterais. É também um excelente adaptógeno capaz de melhorar o funcionamentos das glândulas supra-renais, responsáveis pela produção e secreção de hormônios do estresse (adrenalina e cortisol). É por isso muito interessante para o auxílio do organismo a adaptar-se melhor a situações de stress, pelo que é particularmente apreciado por desportistas que procuram melhorar o seu desempenho físico e gestão emocional durante as competições ou pessoas hipersensíveis a depressões sazonais.

Cogumelo do imperador

Como usá-lo? Dificilmente são encontrados em sua forma natural. Atualmente são comercializados em cápsulas convencionais ou gel, extratos líquidos ou em pó para ser diluído em bebidas quentes.

Shiitake é um saboroso cogumelo conhecido por sua capacidade de fornecer vitalidade e energia a longo prazo, bem como por suas notáveis propriedades antivirais, antiparasitárias e antibióticas.
É uma bomba de antioxidantes (selênio, zinco, cobre e vitaminas B) e também possui propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias que ajudam a inibir o crescimento de células tumorais e reduzir o risco de doenças degenerativas.
Finalmente, é um excelente suporte para o sistema nervoso e alivia os transtornos de ansiedade.

Cogumelo Shiitake

Como usá-lo? Na maioria das vezes, esses cogumelos escuros são consumidos rotineiramente na alimentação, refogados, assados ou em ensopados. Pode ser encontrado fresco ou seco em feiras e supermercados.

Cordyceps é apelidado de “viagra tibetano”! É um poderoso cogumelo com propriedades afrodisíacas, pois estimula a circulação sanguínea nos órgãos genitais e aumenta a libido.
Além disso, oferece uma melhor resistência aos efeitos do estresse, diminuindo a sensação de fadiga aumentando o desempenho físico e mental. Por fim, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e contribuí a melhora da função renal, ajudando a combater infecções do trato urinário.

Cogumelo Cordyceps

Como usá-lo? Tal como acontece com o reishi, atualmente é encontrado em pó e cápsulas em estabelecimentos especializados.

Andréa Denolle